segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Mundo de Sofia


O romance de Jostein Gaarder publicado em 1991. Famoso no mundo inteiro, teve sua versão em português em 1995 e, desde la teve 61 impressões. Nesse livro há uma trama que envolve as protagonistas do livro: Sofia Amundsen e Hildegard Knag. Através dessa trama surpreendente, o autor conta o começo da "Filosofia" passando pelos mais importantes filósofos da humanidade.

Pra quem curte, admira ou tem curiosidade de entender a tão complexa filosofia para não filósofos, é uma boa dica pra começar a entender. Nesse romance, pude compreender melhor o que os mestres das perguntas pensavam, no livro você entende que não tem como aprender filosofia e sim pensar filosoficamente. Há também uma comparação entre os filósofos e as crianças, talvez porque ambos têm uma vocação para questionar, deslumbrar-se, assim como os filósofos, as crianças enxergam o mundo com um olhar inebriante. Gostei muito desse livro, sempre que posso dou uma olhada pra relembrar algum assunto interessante, meus favoritos são Plotino e Friedrich Nietzsche ( Mais conhecido como Niet ). Mas o meu predileto mesmo é Sócrates, me considero um Socrático, pelo simples fato dele não se julgar um sábio e nem ensinar nada a ninguém, ele partia do princípio ativo da ideia de não saber de absolutamente nada, com a famosa frase "só sei que nada sei". Seus pensamentos não foram publicados pelo o próprio, ele gostava de fazer as pessoas pensarem, achava que um filósofo tinha a função de uma parteira, que apenas está ali pra o auxílio, para amparar, assim como a parteira ajuda a dar a luz ao bebê, o filósofo ajuda a dar a luz ao pensamento. Um verdadeiro e único mártir, tomou um cálice de cicuta para morrer, preferiu a morte a ter de pedir perdão.

3 comentários:

  1. Nossa que legal , até Nietzsche têm no mundo de Sofia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal, até Nietzsche têm no mundo de sofia

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou lendo este livro e me surpreendo com cada capítulo que o Jostein propõe.
    Tenho descoberto coisas magníficas...isso tem feito com que eu pense também em muitos aspectos da minha vida.
    Eu adoro ler,e o mundo de Sofia é espetacular...e é para ser lido em qualquer idade.

    Muito bom seu artigo!!!

    ResponderExcluir